O autor deste blog NÃO reconhece o novo acordo ortográfico e usa sua própria ortografia baseada em critérios lógicos.

Conheça, também, o primeiro Aleateorias.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DANCE TOWN (Dance Town) (Coréia do Sul) (2010)

☻☻

Jung-Nim Rhee (Rha Mi-ran) teve que fugir da Coréia do Norte para não ser presa. Agora, tenta se adaptar à vida numa grande cidade da Coréia do Sul, enquanto espera por notícias do marido.
Silencioso como todos os filmes sul-coreanos que já assisti, Dance Town é, na verdade, uma pequena coleção de histórias que giram em torno da protagonista. Há a adolescente grávida, a moça bem-sucedida no trabalho e encalhada na vida amorosa, a religiosa que faz caridade, o solteirão em busca de aventura… E a sra. Rhee observa e é observada por todos.
Essa linguagem de cotidiano novelesco já foi usada em vários filmes. Em geral, as histórias têm vários tons, assim como a vida. Dance Town foge dessa linha, apresentando apenas histórias dramáticas — em maior ou menor grau, mas nada que alivie a sensação de que é muito drama para um filme só, mesmo que não seja tão longo assim.
De modo geral, os coreanos se afirmam como um povo separado em dois Estados. Dance Town deixa muito claro que o sentimento não é tão unitarista assim. Embora sejam ligados pela língua e pelos costumes, coreanos do sul e do norte se provam muito distantes quando confrontados no dia-a-dia, havendo muito espaço para curiosidade, desconfiança e ressentimento. No final das contas, o que une o povo coreano é o sentimento de opressão, ainda que ela exista de maneiras bem diferentes em cada lado da fronteira.

Um comentário:

ACONTECE disse...

Fiquei com vontade de assistir...
Não conheço muito bem o cinema sul-coreano e fiquei curiosa em saber como é...
Por aqui tudo bem Filis, só sentindo falta de vc, faz tempo que não conversamos, mas sei o fim de ano pra vc é bem corrido...
Quando tiver um tempo aparece...
Cuide-se

Conheça, também, o primeiro Aleateorias.