O autor deste blog NÃO reconhece o novo acordo ortográfico e usa sua própria ortografia baseada em critérios lógicos.

Conheça, também, o primeiro Aleateorias.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

ALEATEORIAS XL


Resolvi mudar a fonte do blog. Tenho uma certa fixação pelo estilo Comic Sans MS. Deve ser porque, de certo modo, lembra um pouco letra de mão. Nada contra a tradicionalíssima Times New Roman — muito pelo contrário, acho que é uma das mais confortáveis para leitura —, mas a vantagem é que agora o blog fica com um aspecto menos formal. (E agora me lembro que, quando passei a usar TNR, a idéia era exatamente dar uma cara mais séria. Reconheço que sou um blogueiro inconstante).
Os alunos não aparecem mais na escola, as notas já foram fechadas e amanhã começa a série insuportavelmente chata de reuniões de conselho de classe. Na prática, é só para ficarmos sabendo que fulaninho ou fulaninha não é ruim só com esse ou aquele professor. Raramente se discute e decide algo realmente útil. Do modo como é feito, a simples impressão de relatórios resolveria esse problema. É impressionante que, em pleno século XXI, nossa produtividade ainda seja medida pela quantidade de horas em que ficamos confinados numa sala ou de formulários que preenchemos manualmente. Alguma burocracia é sempre necessária, mas, na maior parte do tempo, ela é apenas um desperdício de tempo, papel e paciência.
Reconheço, porém, que grande parte do meu problema com a burocracia escolar se deve justamente ao fato de eu estar sempre atrasado com ela. Por exemplo, meus diários-de-classe só são chamados de diários por uma questão de uso consagrado do termo. Se considerar o tempo que dedico ao preenchimento deles, o nome mais adequado provavelmente seria bimestrário ou até semestrário. A verdade é que vejo pouquíssima, quase nenhuma utilidade naqueles papéis, até porque o papel aceita qualquer coisa, ou seja, não interessa a verdade; interessa o que está no papel.
Mudando de assunto, tenho curtido bastante esses dias frios. É verdade que não é exatamente divertido sentir os dedos endurecendo e a sensação que o vento gelado no cabelo molhado provoca de manhã, quando estou a caminho do metrô, está longe de ser confortável. Mas eu realmente gosto desses dias em que até eu sinto frio. Deve ser porque é um dos poucos momentos em que experimento a mesma sensação que as pessoas à minha volta. Essa mesma lógica não se aplica ao verão, afinal, sofro muito mais do que a maioria e, para todos terem a mesma sensação desagradável que experimento, o calor teria que ser absurdamente grande, o que obviamente não é do meu interesse.
Hoje é mais um dia frio. Menos do que ontem e bem menos do que segunda-feira, mas ainda é um dia em que até eu estou agasalhado. Dia bom para comer feijoada. Aliás, é quarta-feira. Talvez deixar a lasanha congelada para depois e ir até o boteco mais próximo para matar uma feijoada seja uma boa idéia. (A quem estou tentando enganar?! É uma ÓTIMA idéia! Saindo em busca de uma feijoada. Até mais!).

Nenhum comentário:

Conheça, também, o primeiro Aleateorias.